segunda-feira, 31 de maio de 2010

Coroação de Nossa Senhora...

No último domingo (dia 30) foi realizada na igreja de Santa Teresinha a coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu. A homenagem aconteceu no domingo da Santíssima Trindade. Unindo a homenagem a importância de Maria na formação da Trindade Santa e Perfeita...


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Festa da Santíssima Trindade...


O Mistério da Santíssima trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode-se dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo. Foi Jesus sobretudo quem revelou o Pai, Ele como Deus, e o Espírito Santo; isto não foi invenção da Igreja.

A verdade revelada da Santíssima Trindade está nas origens da fé viva da Igreja, principalmente através do Batismo. “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós” (2Cor 13,13; cf. 1Cor 12,4-6; Ef 4,4-6) já pronunciavam os Apóstolos.

A Trindade é Una. Não professamos três deuses, mas um só Deus em três pessoas: “a Trindade consubstancial”, ensinou o II Concílio de Constantinopla em 431 (DS 421 ). As pessoas divinas não dividem entre si a única divindade, mas cada uma delas é Deus por inteiro: “O Pai é aquilo que é o Filho, o Filho é aquilo que é o Pai, o Espírito Santo é aquilo que são o Pai e o Filho, isto é, um só Deus por natureza” (XI Concílio de Toledo, em 675, DS 530). “Cada uma das três pessoas é esta realidade, isto é, a substância, a essência ou a natureza divina” (IV Conc. Latrão, em 1215, DS 804).


Professor Felipe Aquino.
Canção Nova

terça-feira, 25 de maio de 2010

Como evangelizar os meus filhos?



"Os pais não devem apenas mandar os filhos para a igreja, mas levá-los."


A Igreja ensina que os primeiros catequistas são os pais. É no colo deles que toda criança deve aprender a conhecer a Deus, aprender a rezar e dar os primeiros passos na fé; conhecer os Mandamentos e os Sacramentos.

Os pais são educadores naturais, e os filhos assimilam seus ensinamentos sem restrições. Será difícil levar alguém para Deus se isso não for feito, em primeiro lugar, pelos pais. É com o pai e a mãe que a criança tem de ouvir em primeiro lugar o nome de Jesus Cristo, Sua vida, Seus milagres, Seu amor por nós, Sua divindade, Sua doutrina... Eles são os responsáveis a dar-lhes o batismo, a primeira comunhão, a crisma e a catequese.

Quando fala aos pais sobre a educação dos filhos, São Paulo recomenda: “Pais, não exaspereis os vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e na doutrina do Senhor” (Ef 6, 4). Aqui está uma orientação muito segura para os pais. Sem a “doutrina do Senhor”, não será possível educar. Dom Bosco, grande “pai e mestre da juventude”, ensinava que não é possível educar sem a religião. Seu método seguro de educar estava na trilogia: amor - estudo - religião.

Nunca esqueci o terço que aprendi a rezar aos cinco anos de idade, no colo de minha mãe. Pobre filho que não tiver uma mãe que o ensine a rezar! Passei a vida toda estudando, cheguei ao doutorado e pós-doutorado em Física e nunca consegui esquecer a fé que herdei de meus pais; é a melhor herança que deles recebi. Não é verdade que a ciência e a fé são antagônicas; essa luta só existe no coração do cientista que não foi educado na fé, desde o berço.

Os pais não devem apenas mandar os seus filhos à igreja, mas, devem levá-los. É vendo o pai e a mãe se ajoelharem que um filho se torna religioso, mais do que ouvindo muitos sermões. A melhor maneira de educar, também na fé, é pelo exemplo. Se os pais rezam, os filhos aprender a rezar; se os pais vivem conforme a lei de Deus, os filhos também vão viver assim, e isso se desdobra em outros exemplos. Os genitores precisam rezar com os filhos desde pequenos, cultivar em casa um lar católico, com imagens de santos em um oratório, o crucifixo nas paredes, etc.; tudo isso vai educando os filhos na fé. Alguém disse, um dia, que “quando Deus tem seu altar no coração da mãe, a casa toda se transforma em um templo.”

Um aspecto importante da educação religiosa de nossos filhos está ligado à escola. Infelizmente, hoje, se ensina muita coisa errada em termos de moral nas escolas; então, os pais precisam saber e fiscalizar o que os filhos aprendem ali. Infelizmente, hoje, o Governo está colocando até máquinas para distribuir “camisinhas” nesses locais. Os filhos precisam em casa receber uma orientação muito séria sobre a péssima “educação sexual” que hoje é dada em muitas escolas, a fim de que não aprendam uma moral anticristã.

Outro cuidado que os pais precisam ter é com a televisão; saber selecionar os programas que os filhos podem ver, sem violência, sem sexo, sem massificação de consumo, entre outros. Hoje temos boas emissoras religiosas. A televisão tem o seu lado bom e o seu lado mau. Cabe a nós saber usá-la. Uma criança pode ficar até cerca de 700 horas por ano na frente de um televisor ligado. Mais uma vez aqui, é a família que será a única guardiã da liberdade e da boa formação dessa criança. Os pais precisam saber criar programas alternativos para tirá-las da frente do televisor, oferecendo-lhes brinquedos, jogos, contando-lhes histórias, etc.. Da mesma forma, ocorre com a internet: os pais não podem descuidar dela.

Mas, para levar os filhos para Deus é preciso também saber conquistá-los. O que quer dizer isso? Dar a eles tudo o que querem, a roupa da moda, a camisa de marca, o tênis caro? Não! Você os conquista com aquilo que você é para o seu filho, não com aquilo que você dá a ele. Você o conquista dando-se a ele; dando o seu tempo, o seu carinho, a sua atenção, ajudando-o sempre que ele precisa de você. Saint-Exupéry disse no livro "O Pequeno Príncipe": “Foi o tempo que você gastou com sua rosa que a fez ser tão importante para você”.

Diante de um mundo tão adverso, que quer arrancar os filhos de nossas mãos, temos de conquistá-los por aquilo que “somos” para eles. É preciso que o filho tenha orgulho dos pais. Assim será fácil você levá-lo para Deus. Muitos filhos não seguem os pais até a igreja porque não foram conquistados por estes.

Conquistar o filho é respeitá-lo; é não o ofender com palavras pesadas e humilhantes quando você o corrige; é ser amigo dos seus amigos; é saber acolhê-los em sua casa; é fazer programas com ele, é ser amigo dele. Enfim, antes de dizer a seu filho “Jesus te ama”, diga-lhe: “eu te amo”.


Felipe Aquino
Canção Nova

Testemunho de fé...


Testemunho de Vânia Monteiro

Gostaria de testemunhar sobre a graça de Deus em minha vida; pois há 14 anos atrás eu não ia a igreja. Frequentava várias denominações, umbanda, camdoble falsas doutrinas.

Nossa Senhora das Graças andava em peregrinação pelas casas, um dia uma pessoa perguntou se eu gostaria que fizessem um terço em minha casa, pensei muito e depois resolvi aceitar.Vieram algumas pessoas foi feito o terço, mas foi muito tumultuado, pois as crianças não paravam foi muito difícil.

Mais tarde, Soube que havia todas as quintas feiras grupo de oração na Comunidade Santa Teresinha. A coordenadora Maria Aparecida (CIDINHA), proclamou no final do grupo que tinha uma pessoa que frequentava várias falsas doutrinas e que Jesus estava tocando para que tudo fosse jogado fora, tudo o que tivesse em casa. Na sexta-feira liguei para ela e falei:" fui tocada quero jogar tudo fora", eu frequentava a umbanda, colocava roupa de santo eu e toda minha família, nesse mesmo dia comecei a fachina; Cidinha falou: "ficarei rezando você pega os santos consagrados, roupas guias vai quebrando, rasgando tudo e jogando fora" , fiz até vasos com arruda, comigo ninguém pode plantas que muitas pessoas usam como sortilego, quebrei tudo.

Comecei ir no grupo de oração fiz várias renuncias, várias confissões, para ir limpando tudo que tinha sido contaminado.

Conversão dos meus pais
Um tempo depois, fiz isso na casa de meus pais joguei tudo fora na casa deles, também fizeram renuncias, confissões...

louvo e agradeço a Jesus pois, meu pai teve uma grande graça, pois ele tinha uma grande resistência com os padres, porque em uma época estava com depressao e foi por três vezes conversar com um padre e ele não atendeu aí ele foi para Umbanda. Mas Deus é tão maravilhoso que ele fez crisma e quem foi o padrinho dele foi um bispo Dom Pedro Luiz- pura graça de Deus! Faz um ano e quatro meses que meu pai faleceu quem fez a celebração da morte dele foi o bispo. Agradeci muito a Deus pelo resgate dele pois, morreu convertido a Jesus.

Sou muito grata a JESUS pois me tirou das trevas e me trouxe a luz. Já há 14 anos sou intercessora do grupo de oração, e pastoral do dizimo.

Tenho 49 anos, tenho uma filha que amo muito, sou divorciada há 20 anos e vivo a castidade. Hoje sei que Jesus deixa um espaço em nosso coração que só poderá ser preenchido por ele, por mais nada e nem ninguém.

Glórias e louvores a ti senhor, muito obrigada pela intercessão de Maria TE ADORO TE MAO MEU DEUS MEU TUDO.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O que é Pentecostes?


Pentecostes, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.

A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Nesta, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai (Ex 19, 1-16).

No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. De acordo com o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído, "como se soprasse um vento impetuoso". "Línguas de fogo" pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas.

Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos.

Podemos notar a importância de Pentecostes nas palavras do Patriarca Atenágoras (1948-1972): "Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos". O Espírito traz presente o Ressuscitado à sua Igreja e lhe garante a vida e a eficácia da missão.

Dada sua importância, a celebração do Domingo de Pentecostes inicia-se com uma vigília, no sábado. É a preparação para a vinda do Espírito Santo, que comunica seus dons à Igreja nascente.

O Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo. Os sinais externos, descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da descida do Espírito: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo. Para os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal.

Abaixo um vídeo feito pela Canção Nova para evangelização das crianças sobre a passagem do livro de Atos dos Apóstolos(2, 1-13). Assista com toda a sua família:

terça-feira, 18 de maio de 2010

Casamento Comunitário...

“Depois de andarmos por diversos e diferentes caminhos,nos encontramos. Envolvidos por um verdadeiro amor,decidimos viver um para o outro e ambos para Deus...”

É com muita alegria que a Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus informa que o tão esperado Casamento Comunitário foi realizado no dia 17/04/2010 e teve como celebrante o Pe. José Maria!
Muito nos alegra a oportunidade de realizar um evento como este, que é uma novidade no setor Cangaíba. E tem o objetivo de unir em Cristo os casais que assim desejaram.

Equipe:
Maria Luiza; Roseli; Marta; Melissa; Valquiria; Daniella; Tereza; Marlene; Marcondes

Colaboração:
Leonardo e Nataly; Fátima; Elsa; Neusa; Andrezina










Fotos:
José Neto
contato: (11) 2297-2978
(11) 6740-4517
(11) 97581231

O senhor José Neto presta muitos serviços a comunidade, sempre com muita atenção, dedicação e carinho. Faz também fotos para aniversário, batizado, formaturas, festas e eventos em geral.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

O combate pela coroa da salvação...


Na Segunda Carta de Timóteo nós encontramos esta exortação “O soldado de Cristo, combate pela coroa da Salvação”. (II Tm 1, 6-14), que se apresenta profundamente pessoal e vivaz.

Paulo oferece o seu exemplo, recordando o seu ministério e preparando-se para o martírio. É um verdadeiro alerta perante a realidade dos falsos mestres que aumentaram e se fortaleceram nos últimos dias, por meio do qual o responsável da comunidade, como também aqueles que dela fazem parte, devem agir como um soldado, lavrador, operário, servo fiel, ou seja, como uma testemunha corajosa. Não devem temer o fortalecimento dos maus, pois, sua derrota será inevitável. Esta carta é para nós atual e significativa, pois, também nós vivemos situações em que o cerco se fecha e as perseguições se acentuam. Vivemos num tempo de hostilidades e perseguições, no qual a fé sofre ataques. Portanto, diante desse contexto surge a pergunta: nossa vida de fé nos prepara para a provação ou para a derrota? Creio que devamos nos rever, com sinceridade e verdade, em vista do arrependimento e da conversão.

O soldado de Nosso Senhor Jesus Cristo, mesmo no sofrimento e na prisão, não deixa de ser um evangelizador e anunciador, pois, o Evangelho de Cristo não se deixa acorrentar, se difunde, se espalha, pela força da graça divina. Este constitui o testemunho da própria vida do apóstolo Paulo. Vida que aqui encoraja Timóteo com o seu testemunho, deixando-lhe um verdadeiro testamento de fidelidade e perseverança diante das provações. E o apóstolo dos gentios o motiva não com uma teoria vazia, mas com seu testemunho de vida. Testemunho de quem sofre com Cristo como prisioneiro, por isso, tal testamento possui para nós uma atualidade tremenda, é ponto de referência segura. É preciso, sem dúvida, permanecer fiel à sã doutrina apostólica resistindo às provações, como soldado de Cristo.

Este texto nos exorta a REAVIVAR O DOM DE DEUS, QUE É UM ESPÍRITO DE FORÇA, AMOR E SABEDORIA, para enfrentarmos com coragem o testemunho e os sofrimentos por causa de Cristo e do Evangelho. Pois, é o Espírito Santo que forja esta têmpera em nós para que sejamos capazes de uma caminhada cristã fiel na doutrina e na prática, ou seja, fé e vida em íntima comunhão. A ordem é para não se acovardar. A fé precisa ser constantemente alimentada para que se torne certeza e esperança e não fraqueza e covardia. Pois, se nossa existência tornar-se covarde, sem dúvida, "a ousadia dos maus vencerá a covardia dos bons". Estamos em um tempo em que um Cristianismo de aparência não suportará a dura luta. Portanto, que tipo de cristão você é?

O ESPÍRITO DE FORÇA revela-se como o oposto do medo e da preguiça, e aponta para a necessidade de um testemunho corajoso e perseverante. Eis a fonte inesgotável que sustenta e motiva a fé e o testemunho cristão: a graça eficaz, gratuita e salvífica de Deus, revelada em Jesus Cristo e contida na Boa Nova do Evangelho. Se a Palavra de Redenção não é assimilada no profundo da alma, ela não se torna anúncio de vivência, o ouvinte distraído e superficial não evangeliza, fala de algo que está fora da sua vida!

Somente pelos méritos de Cristo, que salva a humanidade, torna-se possível a fidelidade e a perseverança nesse vale de lágrimas. Paulo quer mostrar a Timóteo que será o Espírito Santo que agirá dando tal testemunho. Também em nós este mesmo Espírito age para que o anúncio seja autêntico e firmado no depósito da fé. Paulo foi constituído, portanto, como pregador, apóstolo e mestre, que sofre, sim, contudo, com uma coragem inabalável, confiante na força de Deus que o sustenta. Por isso, o apóstolo não se apresenta como modelo somente para Timóteo, mas também para cada um de nós. Modelo de fidelidade e perseverança cristã, garantida pela força do Espírito Santo, que atua constantemente na humanidade.

Deixemos que o Espírito Santo seja o mestre a formar em nós a têmpera necessária para enfrentarmos as provações da vida. Que o Senhor nos conceda a fé dos mártires, a têmpera dos mártires neste tempo em que o testemunho é tão urgente e necessário!

Padre Eliano Luiz Gonçalves, sjs.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Depressão tem cura!


"A medicina cuida do corpo e Deus cuida da alma..."

"Depressão significa buraco. O Vaticano fez um congresso sobre esse assunto, porque eles estão preocupados com esse mal. Eu li o resumo do congresso e vi que são 300 milhões de pessoas no mundo que sofrem com esse mal. Precisamos tratar desse povo."


A medicina cuida do corpo e Deus cuida da alma. E a depressão é uma doença mais da alma que do corpo. E quem cuida da alma é o psicólogo e a religião. Essa enfermidade tem cura e a cura tem três caminhos:

- Procure um médico psiquiatra, ele pode dar remédio;

- É preciso um psicólogo para saber como se comportar diante das situações difíceis;

- O tratamento tem de ser físico e espiritual.

Não tenha medo de procurar os três tratamentos. A depressão é muito difícil de ser diagnosticada.

Uma pessoa deprimida pode apresentar: doença crônica, problema afetivo, falta de sentido para a vida, excesso de trabalho. Essas são causas. Mas o que ela sente? Muitos podem ser os sintomas da depressão, como: cansaço, pensamento de culpa, tristeza, autoestima baixa, falta de apetite, falta de vontade de rezar, fadiga, memória fraca, insônia, dificuldade para decidir, pensamento de morte, quedas de cabelo, entre outros.

O importante é saber que esse mal tem cura. Deus nos deu os psicólogos e temos também a família. Esta tem de cercar a pessoa e não deixá-la no buraco. Todos têm de se juntar e se unir.

Não adianta falar que a pessoa é fraca. Não importa por que ela está em depressão, você tem de tirá-la do buraco. Tem de ajuntar pai, mãe, irmãos, namorado, chamá-la para tomar um sol, sair, tomar um sorvete... Tem de tirar a pessoa do buraco com carinho e vagarosamente. É um ato de amor e caridade - e a família é importantíssima.

O deprimido tem de agir contra esse mal, ou seja, reagir, não pode se entregar à tristeza. Ele precisa cultivar a alegria e lutar para sair do buraco em que se encontra.

Como sair da depressão? Você tem de ver o valor que você tem. Só assim não ficará no fundo do poço. Só fica nesse local quem não dá valor a si mesmo. Você acredita que você é obra de Deus? Então, por que você deixa a obra d'Ele no buraco? Quem fica nesse lugar é lixo. E você é uma obra de Deus!

A primeira coisa que um deprimido tem de entender é que ele tem valor, que ele é alguém muito importante para Deus. Quando louvamos ao Senhor, damos voz e sentimentos a este mundo. Por que Jesus morreu na cruz? Por causa dos macacos, das galinhas? Não. Ele entregou a vida na cruz por causa de você, do valor que você tem. E Ele o ama individualmente. Nenhum de nós tem a mesma impressão digital, pois Deus não quis nos fazer em série, mas individualmente. A história do mundo é a história de cada um de nós. Ele sabe o meu nome, a minha angústia, a minha dor.

Quando Cristo morreu na cruz, Ele não carregava somente seus pecados, mas suas angústias e dores. Ele já venceu suas tendências, por isso você não precisa ficar deprimido por causa dos erros, pois Deus é "louco" de amor por você. Só o amor é mais forte que a dor e a morte. Olhe para a cruz e você verá o quanto Deus o ama.

Você quer a prova de que Deus o ama? Jesus disse que Ele pode ter 99 ovelhas, mas se tem uma perdida Ele deixa as 99 para buscar você. Se você é a ovelha deprimida, perdida, Ele larga as outras e vai buscar você.

Diga para sua depressão: "Eu não morrerei nesta depressão, porque sou filho de Deus - e filho de Deus não pode morrer no buraco!"

Não podemos abaixar a cabeça para a depressão. Se você perdeu um namorado e está com essa enfermidade, não olhe para o barulho do mar, olhe para Cristo. Para Deus não existe "beco sem saída". O Todo-poderoso está pronto para mover o céu a fim de que seu milagre possa acontecer, mas Ele não move um palha para fazer aquilo que você pode fazer.

Professor Felipe Aquino
Canção Nova

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Oração à Nossa Senhora de Fátima...

Acompanhem esta linda oração na voz do Padre Sérgio Jeremias/Tubarão - Santa Catarina.




Ó Senhora de Fátima...
Dá-me um pouco de tua força para minha fraqueza;
Um pouco da tua coragem para o meu desalento;
Um pouco da tua compreensão para o meu problema;
Um pouco da tua plenitude para o meu vazio;
Um pouco da tua rosa para o meu espinho;
Um pouco da tua certeza para a minha dúvida;
Um pouco do teu sol para o meu inverno;
Um pouco da tua disponibilidade para o meu cansaço;
Um pouco do teu rumo infinito para o meu extravio;
Um pouco da tua neve para o barro do meu pecado;
Um pouco da tua luminosidade para a minha noite;
Um pouco da tua alegria para a minha tristeza;
Um pouco da tua sabedoria para a minha ignorância;
Um pouco do teu amor para o meu rancor;
Um pouco da tua pureza para o meu pecado;
Um pouco da tua vida para a minha morte;
Um pouco da tua transparência para o meu escuro;
Um pouco do teu Filho Jesus para este teu filho pecador;
Com esses poucos, Senhora, eu terei tudo!

Papa ora à Nossa Senhora de Fátima em Portugal...


Senhora Nossa
e Mãe de todos os homens e mulheres,
aqui estou como um filho
que vem visitar sua Mãe
e o faz na companhia
de uma multidão de irmãos e irmãs.

Como sucessor de Pedro,
a quem foi confiada a missão
de presidir ao serviço
da caridade na Igreja de Cristo
e de confirmar a todos na fé
e na esperança,
quero apresentar ao vosso
Coração Imaculado
as alegrias e esperanças
e também os problemas e as dores
de cada um destes vossos filhos e filhas,
que se encontram na Cova da Iria
ou nos acompanham de longe.

Mãe amabilíssima,
Vós conheceis cada um pelo seu nome,
com o seu rosto e a sua história,
e a todos quereis com
a benevolência maternal
que brota do próprio coração de Deus Amor.
A todos confio e consagro a Vós,
Maria Santíssima,
Mãe de Deus e nossa Mãe.

O Venerável Papa João Paulo II,
que Vos visitou três vezes, aqui em Fátima,
e agradeceu a mão invisível
que o libertou da morte
no atentado de treze de Maio,
na Praça de São Pedro, há quase trinta anos,
quis oferecer ao Santuário de Fátima
uma bala que o feriu gravemente
e foi posta na vossa coroa de Rainha da Paz.

É profundamente consolador
saber que estais coroada
não só com a prata
e o oiro das nossas alegrias e esperanças,
mas também com a bala
das nossas preocupações e sofrimentos.

Agradeço, Mãe querida,
as orações e os sacrifícios
que os Pastorinhos
de Fátima faziam pelo Papa,
levados pelos sentimentos
que lhes infundistes nas aparições.
Agradeço também todos aqueles que,
em cada dia,
rezam pelo Sucessor de Pedro
e pelas suas intenções
para que o Papa seja forte na fé,
audaz na esperança e zeloso no amor.

Mãe querida de todos nós,
entrego aqui no vosso Santuário de Fátima,
a Rosa de Ouro
que trouxe de Roma,
como homenagem de gratidão do Papa
pelas maravilhas que o Onipotente
tem realizado por Vós
no coração de tantos que peregrinam
a esta vossa casa maternal.

Estou certo que os Pastorinhos de Fátima,
os Beatos Francisco e Jacinta
e a Serva de Deus Lúcia de Jesus
nos acompanham nesta hora de prece e de júbilo.


terça-feira, 11 de maio de 2010

Papa em Portugal...



"Perdão não substitui a justiça", diz Papa sobre casos de abuso.


Na conversa com os jornalistas a bordo do voo entre a Itália e Portugal, o Papa falou sobre os abusos sexuais cometidos por membros do clero contra menores, a contraposição que se deseja construir entre fé e racionalidade e a possbilidade de a crise econômica colocar em risco a comunidade europeia.

Sobre os casos de abuso sexual, disse:

"Não somente de fora vêm os ataques ao Papa e à Igreja, mas os sofrimentos da Igreja vêm do próprio interior da Igreja, do pecado que existe na Igreja. Também isto sempre foi conhecido, mas hoje o vemos de modo realmente terrível: que a maior perseguição à Igreja não vem dos inimigos de fora, mas nasce do pecado na Igreja, e que a Igreja então tem profunda necessidade de reaprender a penitência, de aceitar a purificação, de aprender, por um lado, o perdão, mas também a necessidade da justiça. O perdão não substitui a justiça".

Sobre a contraposição que se deseja construir entre fé e racionalidade, afirmou:

"Penso que a terefa, a missão da Europa nesta situação é encontrar este diálogo, integrar fé e racionalidade moderna em uma única visão antropológica que completa o ser humano e torna assim também comunicável às culturas humanas. A presença do secularismo é uma coisa normal, mas a separação, a contraposição entre secularismo e cultura da fé é anômala e deve ser superada. O grande desafio deste momento é que os dois se encontrem, de tal forma que encontrem a própria identidade. É uma missão da Europa e uma necessidade humana nesta nossa história".

Rezemos pela nossa igreja, e pelo nosso pastor o Papa, para que Deus o ilumine em suas decisões!




sábado, 8 de maio de 2010

Homenagem às Mães...




Um anjo, uma criança pronta para nascer perguntou a Deus: - Senhor dizem que estarei sendo enviado à terra amanhã como eu viverei lá sendo assim pequeno e indefeso?

E Deus disse: - Entre muitos anjos eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você.

E a criança disse: - Mas diga-me, aqui no céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?

E Deus disse: - Seu anjo cantará e sorrirá para você, a cada dia, a cada instante você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.

E a criança disse: - Como poderei entender quando falarem comigo? Se eu não conheço a língua que as pessoas falam?

Deus com muita paciência e carinho: - Seu anjo lhe ensinará a falar.

A criança: - E o que farei quando quiser conversar contigo?

Deus disse: - Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar.

A criança: - Eu vi que na terra a homens maus, quem me protegerá?

Deus disse: - Seu anjo lhe defenderá mesmo que isso signifique arriscar a sua própria vida.

A criança: - Ah mas eu serei sempre triste porque eu não te verei mais.

Deus disse: - Seu anjo sempre vai lhe falar sobre mim e lhe ensinará a maneira de vir a mim, e eu estarei sempre dentro de ti.

Neste momento havia muita paz no céu, mas as vozes da terra ja podiam ser ouvidas, e a criança apressada pediu suavemente: - Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora diga-me por favor o nome do meu anjo.

E Deus Respondeu: - O seu anjo se chamará Mãe!

Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos Missionários...


"Fica Conosco Senhor" (Lc 24, 29)

Comemorando os 50 anos da fundação de Brasília e da criação da mesma Arquidiocese, a Igreja celebra o XVI Congresso Eucarístico Nacional na capital federal.
O texto-base lembra que o Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e que desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus, animando, consolando e convertendo os fiéis.
O tema lembra que o discípulo missionário de Jesus Crsito se alimenta do Pão Eucarístico para se fortalecer na fé,na esperança e na caridade. O lema biblíco, que nos lembra o convite dos discipulos de Emaús, revela a fome de Deus que se encontra no coração de cada ser humano.
Nosso Bispo Diocesano recomenda a todas as comunidades da Diocese de São Miguel Paulista a se unirem a este acontecimento importante da Igreja no Brasil preogramando momentos eucarísticos e reflexões com o povo sobre a centralidade da Eucaristia na vida do discípulo missionário de Jesus Cristo.


"A Eucaristia gera a verdadeira comunhão daqueles que, de coração sincero e motivados pela ação do Espírito Santo, participam e mergulham na plenitude do mistério da Salvação" Dom Manuel Parrado Carral.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A Vontade de Deus...

Neste vídeo o Pe. Fábio de Melo fala sobre esse assunto que intriga muitas pessoas: "Será que eu estou fazendo a vontade de Deus?"

Toda mãe traz os traços de Maria...


"o amor materno é capaz de apoiar os filhos"

Ser mãe vem ao encontro da plenitude do ser feminino. Toda mulher é chamada a gerar um novo ser humano, seja física ou espiritualmente. Com Maria, Mãe de Jesus, também foi assim. Ela foi escolhida por Deus para uma gravidez incomum, em que o fruto de seu ventre traria a vida eterna para toda a humanidade. Para isso Nossa Senhora contou com auxílio do Céu, nasceu imaculada, para o propósito divino de ser geradora do Salvador, mas o Pai dotou-a de virtudes naturais que são inerentes ao ser mulher e que, na maior parte dos acontecimentos de sua vida, ela dispôs do que lhe era humano para que o plano do Altíssimo acontecesse.

Desde a Anunciação, em que ela abre mão de seus planos de constituir uma família, até o Pentecostes, evento em que ela está firme e perseverante na oração junto aos apóstolos, o ministério de Jesus é marcado pela presença dela.

Como então separar Maria do ministério do Cristo?

É nesse caminhar junto, dispondo da energia natural ao que é vontade de Deus, que acontece a maternidade espiritual. Ser mãe é ser Maria na vida dos filhos, que não apenas os traz ao mundo, mas os encaminha para sua missão, indicando o que é nobre, justo e verdadeiro.

O amor do coração materno as impulsiona a estarem sempre presentes na vida dos filhos, não somente de forma física ou tomando-os como propriedades, mas vislumbrando na maternidade de Maria, como educar para o crescimento em estatura, sabedoria e graça diante de Deus e diante dos homens.

O grande milagre da vida realiza-se quando o sopro amoroso da existência, vindo de Deus, perpassa o ser de alguém que se desfaz de si para elevar o pequeno e indefeso até a grandiosidade de sua missão neste mundo.

Se foi tão importante para Nosso Salvador Jesus Cristo ter a presença materna até a vinda do Espírito Santo é porque o amor materno é capaz de apoiar os filhos de forma extraordinária na realização de um desígnio de vida.

Obrigado a todas as mães por serem Maria em nossas vidas!

Um feliz Dia das Mães e abençoado mês de Maria.

Sandro Ap. Arquejada - Missionário Canção Nova

quarta-feira, 5 de maio de 2010

As duas dimensões da família...


"O casal que reza junto não se separa diante das dificuldades"


São Paulo diz que os maridos devem amar as suas esposas. Você está disposto a amar a sua esposa a ponto de se entregar por ela?
É dogma de fé que a Igreja é santa, nunca podemos dizer que a instituição criada por Cristo tem pecado, pois os pecados são dos filhos dela [Igreja], os pecados são nossos. E por que a Igreja é santa? Porque Cristo entregou-se por ela na cruz, para que ela fosse sem mácula.

Pela mentira o demônio quer destruir os casamentos, quando se mente para o marido ou para a esposa, você está dando ocasião para o maligno. A porta por onde o demônio entra tem nome, se chama pecado, por isso o casal não pode pecar.

Quando o casal está unido no amor de Deus, ninguém o separa. O amor é que une o casal, São Paulo diz que o amor é paciente, é bondoso, não busca os próprios interesses, não acaba nunca, só o amor faz com que perdoemos uns aos outros até mesmo quando um errou com o outro.
É preciso que nos alimentemos do amor de Deus. E isso vai acontecer onde? Na Igreja, na Eucaristia, na oração, pois o casal que reza junto não se separa diante das dificuldades, pois tem forças para superar todos os problemas.

A família tem duas dimensões: a primeira dimensão é o “casal” e a segunda, são os “filhos”. A família é sagrada, ela não foi instituída por homem, por um papa, mas por Deus. Deus Pai quis dar uma ajuda adequada ao homem, por isso, deu-lhe a mulher como vemos no livro do Gênesis. A mulher foi a última criação do Senhor, foi o ápice da criação.

O Todo-poderoso quis que, na raiz da família, houvesse uma aliança e por essa razão os casais hoje trazem uma aliança em suas mãos. O Papa João Paulo II pedia: “casais cristãos sejam para o mundo um sinal do amor de Deus”, de forma que – quando os demais os [casais] virem superando os problemas existentes no mundo – possam ver o amor de Deus.

O Criador deseja que, através do sacramento do matrimônio, homem e mulher sejam uma só carne, que sejam um só coração, uma só alma, um só espírito. Infelizmente, existem pessoas que estão casadas há anos, porém, ainda não parecem estar casadas.

Falo também aos jovens: se você brincar com seu namoro, você já está destruindo seu casamento, pois ele [namoro] é o alicerce para um casamento, é a preparação, a parte mais demorada, mais difícil. O Papa lá em Sidney, na Austrália, pede ao jovens que aceitem o desafio de viver na castidade, pois um casal só pode se unir e ter uma relação sexual após o casamento, que é o tempo propício para isso.

O remédio não é empurrar os jovens para o sexo fácil, mas sim, viver a castidade!

Professor Felipe Aquino
Canção Nova

sábado, 1 de maio de 2010

Encontro de Evangelização e Formação




Hoje na comunidade Santa Teresinha foi realizado o 1° encontro de evangelização e formação entre Coroinhas e Catequese, um encontro idealizado pelas catequistas Neuza e Sandra e teve como palestrante Wesley.

Foi um encontro fantástico, nele as crianças que em breve receberão a 1° comunhão puderam aprender sobre o significado e a importância da eucaristia, e também se interar dos símbolos da igreja, é claro que tudo em uma linguagem simples e interativa para que todos pudessem ser tocados pelas maravilhas de nossa igreja.

A frase que definiu este encontro segundo o palestrante foi:
“Unir-se em Deus e através da unção do Espirito Santo e evangelizar os pequenos. Para que firmes na fé sejam testemunhas vivas do Sacrifício atualizado de Cristo no Altar da Santa Igreja.” (Wesley dos A. Ferreira)

Segundo ele as crianças são o futuro não só do mundo mas também da igreja. E trata-las com respeito amor e carinho é fundamental se quisermos ter jovens e adultos firmes na fé e no amor ao próximo.

Alguns pais estiveram presentes neste momento de formação e ficaram felizes ao ver seus filhos interessados em ser parte ativa na igreja de Cristo. Também alguns coroinhas que deram seu testemundo de serviço e prontidão. O encontro foi finalizado com a história do padroeiro dos coroinhas São Tarciso e com as orações do Pai Nosso e da Ave Maria.