quinta-feira, 29 de abril de 2010

PRÓXIMA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE EM 2014
PODERÁ SER NO BRASIL!



Em entrevista concedida a Canção Nova o Bispo responsavel pelo Setor Juventude Nacional confirmou uma grande chance de o Brasil sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2014, veja a entrevista:

Quais as possibilidade de a Jornada Mundial da Juventude ser no Brasil?

Dom Eduardo: As possibilidades são muito grandes. Desde 2007, quando em nome da CNBB, eu pedi ao Papa que ela fosse realizada no Brasil, porque todos viram a manifestação de alegria do Santo Padre quando ele esteve naquele encontro com a juventude no Estádio do Pacaembu, e desde aquela época, a CNBB tem enviado relatórios. Existem duas cidades que se pronunciaram que são: Belo Horizonte( MG) e Rio de Janeiro (RJ) e nós temos aí a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, então há possibilidade de a Jornada ser aí no meio desses dois grandes eventos. Nós estamos aí acompanhando e acreditamos que tem tudo para dar certo aqui no Brasil, nós precisamos agora acreditar e rezar para que tudo dê certo e já nos envolver neste ambiente de Jornada Mundial da Juventude. Nós vamos ter no ano que vem (2011) a Jornada Mundial da Juventude em Madri, e não é complicado ir a Madri. Talvez nós brasileiros não tenhamos ainda este hábito de ir para o exterior, mesmo porque as questões financeiras pesam bastante, mas não é impossível, porque hoje existem várias facilitações e se a gente se organizar e se planejar a gente consegue realizar o sonho, e eu acho que vai ser muito importante e significativo nós termos um bom número da juventude brasileira lá, porque é no penúltimo dia que o Papa anuncia oficialmente onde será a próxima Jornada. Estamos torcendo e temos a certeza de que Deus vai fazer a vontade d'Ele e a gente vai investir neste evento tão importante para a vida da Igreja, para a sociedade e para a juventude em geral.



Para Conferir a entrevista completa acesse: http://www.cancaonova.com/portal/canais/entrevista/entrevistas.php?id=972

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Criação da Mulher e do amor...



Diz a lenda que o Senhor, após criar o homem e não tendo nada sólido para construir, fez a mulher, tomou um punhado de ingredientes delicados e contraditórios, tais como timidez e ousadia, ciúme e ternura, paixão e ódio, paciência e ansiedade, alegria e tristeza e assim fez a mulher e a entregou ao homem como sua companheira. Após uma semana, o homem voltou e disse:

- Senhor, a criatura que me deste faz a minha vida infeliz. Ela fala sem parar e me atormenta de tal maneira que nem tenho tempo de descansar. Ela insiste que lhe dê atenção o dia inteiro e assim as minhas horas são desperdiçadas. Ela chora por qualquer motivo e fica facilmente emburrada e, às vezes, fica muito tempo ociosa. Vim para devolvê-la porque não posso viver com ela.

Depois de uma semana o homem voltou ao Criador e disse:

- Senhor, minha vida é tão vazia desde que trouxe aquela criatura de volta! Eu sempre penso nela, em como ela dançava e cantava, como era graciosa, como me olhava, como conversava comigo e como se achegava a mim. Ela era agradável de se ver e acariciar. Eu gostava de ouvi-la rir. Por favor, me dê ela de volta.

- Está bem, disse o Criador, e a devolveu.

Mas três dias depois, o homem voltou e disse:

- Senhor, eu não sei. eu não consigo explicar mas, depois de toda essa minha experiência com esta criatura, cheguei a conclusão que ela me causa mais problemas que prazer. Peço-lhe tomá-la de novo! Não consigo viver com ela!

O Criador respondeu:

- Mas também não sabe viver sem ela.

E virou as costas para o homem e continuou seu trabalho.

O homem desesperado disse:

- Como é que eu vou fazer, não consigo viver sem ela e não consigo viver sem ela.

E concluiu o Criador:

- Achei que, com as tentativas, você ja tivesse descoberto. Amor é um sentimento a ser aprendido. O sofrimento também pertence ao amor. Este é o grande mistério do amor, a sua própria beleza seu próprio fardo. Em todo o esforço que se realiza para o aprendizado do amor é preciso considerar sempre a doação e o sacrifício ao lado da satisfação e da alegria. A pessoa terá sempre que abdicar de alguma coisa para ganhar outra. É como plantar uma árvore frente a uma janela... Ganha-se sombra, mas perde-se uma parte da paisagem. É preciso considerar tudo isso, nos dispomos a aprender a amar.

ANO SACERDOTAL




Aproveitando o quase encerramento do ano sacerdotal, gostaria de homenagiar esses dois grandes homens de nossa igreja em particular.


Primeiro a Dom Manuel Parrado Carral (à esquerda) bispo de nossa Diocese de São Miguel Paulista , homem de grande empenho inteligência e carisma que assumiu nossa diocese sempre no propósito de unir e edificar a igreja.


E ao Padre José Maria (à direita), nosso querido pároco, vindo da Espanha dedicou sua vida a igreja. Suas homilias seus trabalho como professor tudo sempre tradado com todo amor e carinho. Muito empenhado em evangelizar e melhorar a igreja para que a mesma esteja sempre em comunhão com o Senhor.

A estes dois grandes servos da Vinha do Senhor, e a todos os sacerdotes dediquemos nossas orações...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Biografia


Francesinha, que nasceu em Aliçon 1873, e morreu no ano de 1897. Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração e o de todos nós foi feito para amar.
Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas, e na intenção da Igreja. Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma", e como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Proclamada principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja, que nos ensina o caminho da santidade pela humildade em 1997, na data do seu centenário. ela mesma testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi: " céus "; agora a última sua entrada nesta morada, pois exclamou : " meu Deus, eu vos amo...eu vos amo ".

Uma História de Lutas e Conquistas...



"Tudo começa na década de 30 onde uma capela fora construida para abrigar as celebrações, em que os moradores do local participavam.

Porém em 1958 celebrou-se a ultima missa na capelinha, muito velha ela fiou abandonada e foi demolida em 1962 a pedido do Pe. José da Igreja Bom Jesus. O terreno ficou abandonado criando-se ali um lixão.

Na região já existiam grupos que se reuniam para a reza do terço e também para orar e ler a biblía nas casas. Um casal que morava na região e freqüentava a igreja da Penha foi até a paróquia Santo Estevão para colocar o filho na catequese, o padre Simões então lhe deu a idéia de dar a catequese ao seu filho e aos demais que quisessem receber a comunhão ali na região. O padre sabia da existência desses grupos e conhecia pessoas que participavam das reuniões. A catequese começou a ser ensinada nas casas da Odete, Ziza, Lázara e Iraci.

Em 21 de abril de 1979 foi realizada uma reunião com os moradores na casa da Ziz, nesta reunião foi decidido que o local onde antes fora uma capela seria construido um salão para o uso dos moradores. Em 5 de maio de 1979 foi realizada uma segunda reunião para eleger a primeira comissão para construção da igreja.

A idéia da padroeira da comunidade que estava prestes a nascer foi da da Dona Lázara Juntamente com seu marido o Sr. Dorinho.

Toda a estrutura da igreja teve como base, o apoio da comunidade. na época foram feitas doações de doces, salgados, prendas para os bingos e festas juninas que arrecadariam o dinheiro necessário para a edificação da tão sonhada igreja."

A IGREJA DE SANTA TERESINHA HOJE: